0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

A cada novo ano, renovamos nossas esperanças de conquista de nossos objetivos e de uma vida melhor e de mais aprendizado.

É certo que sempre estamos procurando por uma melhor qualidade de vida, e o começo de um ano simboliza a possibilidade de mudança daquilo que não está acontecendo como planejamos ou queremos. É uma excelente oportunidade para se instituir novos hábitos e um novo padrão de ação produzirá os novos resultados desejados, que dependerão, diretamente, da frequência de uso desses novos hábitos.

Nesse sentido, devemos compreender que o mesmo padrão de pensamento que nos levou ao ponto em que estamos não nos levará ao ponto para onde queremos ir. Um novo nível de pensamento é necessário para que possamos experimentar, também, um novo padrão de sucesso, seja em termos espirituais, pessoais ou profissionais.

Para isso, temos que assumir o controle da nossa mente e rompermos os antigos padrões de pensamentos negativos de medo e dúvida que nos escravizam.

Devemos ter a capacidade de notar quando começamos a ter um padrão negativo de pensamentos e tratar de rompê-lo, assim que o descobrimos, substituindo-o pelo novo padrão de pensamento positivo.



Vamos fazer um exercício!
Faça agora, rapidamente, um apanhado dos pensamentos que você teve durante o dia de hoje ou dos últimos dias, se for o caso…
Que tipo de pensamento tem passado pela sua mente?
Qual a qualidade desses pensamentos?



As pessoas não fazem ideia de quantas vezes seu cérebro se empenha em produzir pensamentos improdutivos, temerosos, preocupados ou destrutivos, o que se configura um vício tão prejudicial como qualquer outro.

Mas, então, como rompemos esses padrões no momento em que aparecem?



UMA DIETA MENTAL DE QUATORZE DIAS

A melhor maneira que conheço para fazer isso é iniciar uma Dieta Mental. Assim como numa dieta alimentar, deixamos de comer alimentos que não são saudáveis, na dieta mental deixamos de ter pensamentos que não são saudáveis e nos alimentamos com pensamentos mais salutares. Uma Dieta Mental é simplesmente a eliminação dos padrões negativos e destrutivos de pensamento e sentimento que inevitavelmente, derivam de viver uma vida de reação emocional e indisciplina mental. E uma estratégia que temos para fazer isso é, assumirmos o controle consciente de todos os nossos pensamentos, por um prazo determinado, como em uma meta.

Então, caro leitor, gostaria de lançar a você o desafio de, durante os próximos quatorze dias consecutivos, a partir de agora, assumir o controle total de suas faculdades mentais e emocionais, decidindo, neste momento, que não vai se entregar nem remoer pensamentos ou emoções negativas. Comprometa-se a se colocar e a se manter num estado intensamente positivo, independente da sua situação ou problema por que passa.

Mas, entenda que o objetivo da dieta não é ignorar os problemas da vida por quatorze dias, e sim o de nos colocarmos em melhores estados mentais e emocionais, nos quais poderemos, não apenas encontrar soluções, mas também agir com base nelas.

Você já notou que algumas pessoas têm capacidade de permanecerem concentradas e lúcidas em meio a tempestades emocionais?

Quer saber qual o segredo delas?

Essas pessoas jamais gastam mais de dez por cento do seu tempo com o problema, mas consomem pelo menos noventa por cento do seu tempo com a solução. O foco delas é sempre na solução e nunca no problema em si.

Então, nos próximos quatorze dias consecutivos, recuse-se a remoer qualquer pensamento ou sentimento negativo. Quando perceber que está operando no padrão negativo, identifique o que precisa ser mudado e redirecione seu foco para um estado emocional melhor. Prepare-se todas as manhãs, antes de sair da cama, focalizando os padrões mentais e emocionais fortalecedores. Cuide para que todo o seu foco na vida esteja nas soluções, e não nos problemas. No instante em que perceber um possível obstáculo, focalize imediatamente qual pode ser a solução.

Inicialmente, poderemos estipular um minuto como prazo mais do que suficiente para nos controlarmos, e sairmos do estado negativo. Com a prática, esse tempo de mudança irá diminuir consideravelmente, até chegar ao ponto, em que você vai simplesmente “ligar uma chave” e mudar de estado instantaneamente.

Ao aceitar esse desafio mental, você estará rompendo com hábitos limitadores e fortalecendo hábitos mais salutares, transmitindo a seu cérebro uma nova mensagem, e ordenando novos resultados, através de emoções fortalecedoras, pensamentos enriquecedores, e perguntas inspiradoras.

Com o tempo, ao fixar um nível mais alto para os pensamentos, você vai começar a perceber os padrões destrutivos que costumava ter e isso impedirá uma volta aos antigos hábitos.

Mas atenção! Não inicie esse compromisso de quatorze dias se não tiver certeza de que vai cumpri-lo, durante todo o tempo.  Esse não é um desafio para pessoas sem vontade, é apenas para aqueles que estão realmente determinados a condicionar padrões emocionais novos e fortalecedores, que podem levar suas vidas a um nível de excelência. A determinação, a disciplina e o discernimento são peças fundamentais nesse tipo de dieta.

Quando você experimentar esse exercício pela primeira vez, pode ser que sinta dificuldade em se privar de remoer seus costumeiros pensamentos ou sentimentos negativos. Mas não se desespere, tente mudar o padrão, no mesmo instante. Se sentir que continua a agir dessa forma, você deve reiniciar os quatorze dias e começar tudo de novo, até transformar o novo padrão e um hábito.

Mas vamos ser sinceros! Todo mundo tem suas fraquezas não é verdade?

Muitas pessoas sabem o que devem fazer, mas jamais conseguem reunir a energia suficiente para entrar em ação. Muitas sabem que suas vidas podiam ser diferentes, mas continuam sentadas diante da televisão, comendo alimentos prejudiciais, gastando seu tempo com cultura inútil ou com informações negativas que em absolutamente nada, irão contribuir para seu crescimento. A segurança de uma vida medíocre é mais confortável do que a aventura de tentar ser mais no futuro e muitas pessoas chegam, ao fim da vida, remoendo pensamentos enfraquecedores de que poderiam ter sido muito melhores na vida. Fuja desse tipo de pensamento e pense sempre no aqui e agora. O foco no presente vai te ajudar, em muito, a perceber os estados negativos e te ajudar a “ligar a chave” do estado positivo.

Nas maioria das vezes, nos acomodamos e ficamos presos à nossa rotina e numa espécie de piloto automático, nosso cérebro procura as mesmas reações que sempre teve. Se sofremos um revés, sentimos pena de nós mesmos, em vez de aprendermos com isso. Se cometemos um erro, nos autojulgamos como incompetentes, em vez de decidir aprender com aquilo, e seguir em frente.

Assim, este exercício é um meio de passar além da rotina, da mediocridade e produzir mudanças duradouras, com benefícios que podem se multiplicar ao longo do tempo.

Uma maneira de se ganhar um incentivo a mais, nesse tipo de ação é contar para as pessoas de seu círculo de relacionamento que está fazendo a dieta, ou encontrar alguém para fazê-la junto com você. Assim, você poderá contar com o apoio de outras pessoa que poderão te ajudar nesse processo. Além disso, seria interessante anotar em sua agenda, as suas reações aos acontecimentos e a ocorrência dos pensamentos negativos que teve e como lidou com eles, para uma posterior avaliação e assim ter mais autoconhecimento.

Agora que sabe da dificuldade deste desafio de quatorze dias, deve saber também, que são extraordinários os benefícios que você poderá alcançar, caso tenha força de vontade o bastante, para prosseguir e atingir os objetivos da dieta. Você começará a ter uma percepção profunda de todos os padrões mentais habituais que o impedem de progredir e terá uma verdadeira injeção de ânimo, ao constatar que pode promover uma verdadeira revolução em sua vida, através de novos hábitos, novos padrões, e novas expectativas, que o ajudarão a se expandir mais do que jamais pensou ser possível. O maior benefício da dieta mental dos quatorze dias é a possibilidade de você estabelecer um novo padrão permanente e definitivo de estado mental positivo, para toda a sua vida, mudando totalmente sua postura frente aos obstáculos e desafios que surgirem.

Entenda que o sucesso dessa dieta é resultado de um processo, composto por uma série de pequenas atitudes e de disciplina, levando-o a novos padrões elevados que, com o tempo, se tornarão automáticos. É realmente uma oportunidade para você viciar-se no foco positivo, pelo resto de sua vida.



E então, vai aceitar o desafio?