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Uma ótima técnica de respiração que ajuda a manter a mente calma, alegre e em paz. Poucos minutos de Nadhi Shodhana Pranayama por dia é ótimo para liberar a tensão acumulada e a fadiga, além limpar os canais de energia bloqueados no corpo e assim acalma a mente.

NADHI = canal de energia sutil.
SHODHANA = limpeza, purificação.
PRANAYAMA = técnica de respiração.

Nadhi Shodhana consiste na respiração através de narinas alternadas.
Nadhi refere-se aos canais de energia no corpo. Neste caso, refere-se especificamente aos nadis Ida e Pingala. Ida o é o canal principal do lado esquerdo da coluna. Pingala é o canal principal do lado direito. Ida representa o feminino, enquanto Pingala representa o masculino.
Eles podem ser comparados aos polos positivo e negativo de qualquer circuito elétrico. Seu equilíbrio é portanto decisivo para o equilíbrio interno do ser humano nos níveis físico, emocional e espiritual.

BENEFÍCIOS: Excelente para acalmar e centrar a mente. Nossa mente tem uma tendência de manter-se lamentando ou glorificando o passado, com ansiedade sobre o futuro. Esta respiração ajuda a trazer a mente ao momento presente.
Terapeuticamente trabalha na maioria dos problemas circulatórios e respiratórios. Livra a mente e o corpo de stress acumulado, relaxando-os. Ajuda a harmonizar os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, que se relacionam aos raciocínios lógico e emocional da sua personalidade. Ajuda a purificar e balancear os nadis, os canais de energia sutil, garantindo assim fluxo de prana (energia vital) através do corpo. Mantém a temperatura do corpo.

COMO FAZER

Feche os olhos e ouça somente o som da sua respiração. Durante 5 minutos concentre-se na sua respiração.
Sua alma agradece

nadi-shodhan-pranayama

Imagem : The Art of Living.

 

1. Sente-se confortavelmente com sua coluna ereta e os ombros relaxados. Mantenha a face serena.
2. Repouse sua mão esquerda no seu joelho esquerdo, palma aberta em direção ao céu ou em Chin Mudra (polegar e
dedo indicador tocando as pontas suavemente).
3. Repouse os dedos bem suavemente na testa e no nariz. Não é necessário aplicar nenhuma força. Posicione a ponta dos seus dedos indicador e dedo do meio da mão direita no meio das sobrancelhas, os dedos anelar e mínimo na narina esquerda, e o polegar na narina direita. Use os dedos anelar e mínimo para abrir e fechar a narina esquerda, e o polegar para abrir e fechar a narina direita.
4. Feche a narina direita com seu polegar e inspire pela a narina esquerda lentamente.
5. Retenha a respiração e fecha a narina esquerda com seu dedo mindinho.
6. Expire pela narina direita lentamente e inspire por ela.
7. Novamente feche a narina direita e expire pela esquerda. Assim completou uma ronda do Nadhi Shodhan pranayma. Continue a respiração alternada pelas narinas até completar nove rondas.

Pontos importantes durante a prática: Não force a respiração. Mantenha o fluxo suave e natural. Não respire pela boca e não faça qualquer som enquanto respira.

CONTRA-INDICAÇÃO: Não há.

Obs. Caso fique bocejando após esta prática, observe o tempo que você leva para inalar e exalar. Sua expiração deve estar mais longa do que sua inspiração.